A dança de rua (street dance) é formada por vários estilos de danças com movimentos fortes, rápidos, com sincronia, harmoniosos, geralmente, com a movimentação de várias partes do corpo e coreografia. Ela é bem aceita pelos jovens e, muitas vezes executada em ruas, clubes, espaços públicos, parques, etc. Ela é considerada a primeira manifestação que surgiu durante a crise econômica de 1929, nos Estados Unidos. Nesse período, músicos e dançarinos perderam seus empregos e começaram a realizar apresentações nas ruas.
Um das principais personalidades relacionadas a dança é James Brown, que em 1967 deu origem a um ritmo musical com forte influência na dança de rua por meio do funk. Posteriormente, outros ritmos como o disco e o rap também o influenciaram.
Além desse fato, ela começou a ser incorporada à várias manifestações referentes a cultura do Hip Hop, que é formada pelo graffiti, que constitui a arte; o break, representado pela dança; o rap, que é a música; o MC, conhecido como o rapper, o cantor; e, o disc-joquei que se refere ao DJ que prepara a marcação das batidas na música.
O break, que é um dos tipos de dança da cultura hip hop, atingiu o seu auge em 1981, nos EUA e a partir daí, ganhou repercussão mundial. No Brasil, os dançarinos adicionaram outros estilos à dança provenientes da cultura brasileira.
No Brasil, o primeiro curso de Dança de Rua surgiu na cidade de Santos, em São Paulo, pelo coreógrafo Marcelo Cirino.
Saiba mais: Quem é James Brown?
James foi um dos principais cantores de músicas gospel, blues, soul e funk. Ele também influenciou outros gêneros musicais tais como reggae, disco, rock, jazz e hip hop.
Além das citadas, outras danças podem ser classificadas dentro deste estilo tais como jazz, footwork, sapateado, house dance, dentre outras.
O hip hop foi criado em 1970 nas áreas centrais de comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas, em Nova York. O significado do termo tem relação com ‘balançar os quadris’. Clive Campbell (conhecido com DJ Kool Herc) é considerado o criador da cultura, mas a origem do termo foi criada pelo DJ Afrika Bambaataa, no fim dos anos 60, para nomear as festas que ocorriam no Bronx, em Nova York. Esse movimento possui quatro elementos principais: o rap, o Dj, o break e o grafitti.
Quando surgiu, estava focado em Disc Jockeys (DJs) que eram responsáveis por criar batidas rítmicas, com trechos curtos de música enfatizados por repetições, depois foi acompanhada pelo rap (um estilo musical) e também as chamadas danças improvisadas conhecidas como locking, breakdance e popping, que são os principais estilos de dança do hip hop.
A dança de rua evoluiu e juntamente com ela surgiram vários estilos, os principais são:
Esse filme retrata a vida do garoto Tyler Gage (Channing Tatum), um infrator que acaba cumprindo pena alternativa em uma escola de arte. Lá ele conhece a bailarina Nora Clark (Jenna Dewan) que o ajuda a descobrir outras vertentes do mundo da dança.
O filme retrata a história do dançarino de rua Ash (Falk Hentschel) que acaba sendo humilhado no palco pelo grupo de dança chamado Invincible. Com essa derrota, ele se sente motivado a revidar. Com o auxílio do seu amigo Eddie, começam a viajar pelo mundo, buscando novos dançarinos com técnicas incríveis para acabar com seu oponente. Mas, durante essa escolha, Ash acaba se envolvendo por uma dançarina latina, especializada em salsa.
O filme conta a história de dois amigos David (Omarion Grandberry) e Elgin (Marques Houston), líderes de um grupo de dança do bairro, que precisarão ganhar uma competição de dança de rua em sua cidade enfrentando oponentes difíceis. Com as vitórias dos adversários, o grupo é forçado a pensar em passos mais modernos e movimentos arrojados, para terem sucesso também.
Existem autores que consideram haver uma diferença entre street dance e dança de rua, sendo a primeira, a manifestação de vários estilos de dança que surgiram nos EUA. No Brasil, o termo foi traduzido para dança de rua, que se popularizou com o nome do grupo que tinha o estilo. Ela não possui o mesmo significado que no país de origem, representando street dance os tipos de dança que se desenvolveram fora dos estúdios de dança e que surgiram em ambientes urbanos como parte de uma cultura. Mas, não se refere apenas a dança fora dos estúdios profissionais, mas é parte de uma reação de movimentos culturais da sociedade.