Os Embalos de Sábado à Noite (1977)

O filme conta a história de Tony Manero (John Travolta), um mecânico que se torna um dançarino nas noites de sábado da década de 70. Ele conhece a personagem chamada Stephanie (Karen Lynn Gorney) e passam a dançar juntos em competições de dança e nas discotecas. Participam de um concurso de dança e seu personagem representou uma geração.

Flashdance (1983)

Esse clássico retrata a história de Alex Owens (Jennifer Beals) que possui uma vida dupla: durante o dia trabalha como soldadora e a noite realiza trabalho noturno como dançarina. Seu grande sonho é a entrada em uma companhia de dança.

Dirty Dancing, Ritmo Quente (1987)

cartaz dirty dancing

Esse filme é considerado um clássico da década de 80 e conta o encontro de Frances Baby Houseman (Jennifer Grey) e Johnny Castle (Patrick Swayze). Ela é uma jovem rica que ao passar as férias com a família, acaba se apaixonando pelo seu professor de dança, o Johnny.

No Balanço do Amor (2001)

Após a morte de sua mãe, a dançarina Sara (Julia Stiles) passa a morar com seu pai em uma região com população maioria negra. A bailarina se sente culpada por sua mãe ter morrido quando estava indo para uma de suas apresentações. Ela conhece Derek (Sean Patrick Thomas), que é um dançarino de hip-hop. Eles acabam se envolvendo e misturando o ritmo do balé com o hip-hop.

Dança Comigo? (2004)

Conta a história de John Clarck (Richard Gere), um homem que ao ir pra casa do trabalho, sempre vê uma dançarina em um estúdio. Devido ao seu interesse, ele acaba se inscrevendo nas aulas de dança. Lá, ele tem aulas com a Miss Mitzi (Anita Gilette) e a mulher misteriosa, que se chama Paulina (Jennifer Lopez). Ele descobre a paixão pela dança e treina com a Paulina para uma competição. Tudo isso escondido de seus amigos e da sua família.

Se ela dança, eu danço (2006)

Esse filme retrata a vida do garoto Tyler Gage (Channing Tatum), um infrator que acaba cumprindo pena alternativa em uma escola de arte. Lá ele conhece a bailarina Nora Clark (Jenna Dewan) que o ajuda a descobrir outras vertentes do mundo da dança.

Cantando na Chuva (1952)

Cantando na Chuva retrata a história de uma produtora de cinema que não consegue transformar os filmes mudos em filmes com sons. Considerado um dos clássicos do cinema, conta com a presença do ator Gene Kelly.

Billy Elliot (2000)

O filme fala sobre um garoto de 11 anos chamado Jimmy Bell que vive em uma cidade da Inglaterra. Ele passa a ter aulas de ballet escondido de seu pai que acredita que ele esteja treinando boxe. Consegue transmitir as dificuldades e o preconceito em relação ao garoto.

Footloose – Ritmo Louco (1984)

“Footlose” é a história de um rapaz chamado Ren McCormack (Kevin Bacon) que se muda da cidade grande, para uma cidade do interior. Apaixonado por música e dança, Ren descobre que dançar não é permitido na cidade. Ele acaba se apaixonando por Ariel Moore, filha do conservador reverendo da cidade, o responsável pelo banimento de atividades que envolvam dança. O filme ganhou um remake em 2012.

A Última Dança (2003)

“Última Dança” é a história de uma companhia de dança chamada Dance Motive, que ao perder seu diretor artístico, está por pouco de encerrar suas atividades. Para manter o legado da companhia, três daçarinos fundadores são convocados: Travis McPhearson (Patrick Swayze), Chriss Lindh (Lisa Niemi) e Max Delgado (Delapena). A união dos três tentará revitalizar o tempo perdido e os relacionamentos mal resolvidos. O objetivo é treinar novamente a mesma coreografia que pôs fim, de forma traumática, em suas carreiras.